
Blog
Dicas de ergonomia para quem trabalha sentado o dia todo
30 de janeiro de 2024 @

A ergonomia desempenha um papel crucial na prevenção de dores e desconfortos relacionados ao trabalho. A equipe da Riforma vem passar algumas dicas valiosas para te ajudar a integrar mais ergonomia no seu dia a dia no trabalho.
- Alongue-se pela manhã e ao longo do dia. Faça pequenas pausas para alongar os braços, pernas e pescoço.
- O encosto da cadeira deve fornecer suporte adequado para a região lombar. Levantar de hora em hora para esticar as pernas é fundamental para combater os efeitos negativos do sedentarismo. Se possível, adote a prática de alternar entre o trabalho sentado e em pé. Existem mesas ajustáveis que permitem essa flexibilidade.
- A maneira como você se levanta também desempenha um papel importante na saúde da coluna. Incline todo o corpo para a frente, mantendo as áreas do pescoço e dos ombros mais leves. Endireite os joelhos enquanto levanta a cabeça e o tronco. Isso ajuda a distribuir o esforço de forma mais equitativa.
- Uma cadeira ergonômica é um investimento crucial para a saúde e produtividade da coluna vertebral.
Como os móveis do seu escritório influenciam no clima
Hora de entender como que os móveis corporativos podem influenciar diretamente no clima organizacional, tornando o ambiente de trabalho positivo ou negativo na percepção dos colaboradores. Tanto é assim que muitas empresas já buscam investir em soluções de design de móveis corporativos a fim de tornar o ambiente de trabalho um local mais acolhedor e versátil para os colaboradores.
É fundamental levarmos em consideração que os colaboradores passam a maior parte do seu dia dentro do ambiente de trabalho, por isso, não é uma tarefa fácil manter as equipes sempre produtivas. O clima organizacional é rapidamente afetado assim que os colaboradores se mostram cansados e com baixa produtividade. Nesse sentido, é fato que existe a importância de tornar o ambiente de trabalho mais confortável e acolhedor para as equipes visando tornar a rotina de cada um mais leve e produtiva. Ao investir em móveis corporativos personalizados e ergonômicos, o Rh e os líderes das equipes estão contribuindo diretamente para aumentar o conforto, a segurança ocupacional e a receptividade dos seus colaboradores.
A disposição desses móveis é outro fator importante que influenciará no clima organizacional. Afinal, a maneira como os móveis estão distribuídos irá impactar na percepção dos colaboradores acerca do ambiente.

A importância de um Callcenter ergonômico
Vamos começar entendendo que o Call Center é um ambiente de trabalho onde a principal função dos colaboradores é atender aos telefones por meio de terminais de computadores, simultaneamente. conforme determina a NR-17, as variações de posturas, ajustes fáceis de acionamento, variações de altura dos móveis corporativos são alguns itens que precisam ser validados no ambiente corporativo de Call Center com ergonomia. Veja alguns exemplos.
Suporte de monitor
Seguindo as determinações da NR-17, o suporte de monitor deve se manter distante dos olhos do usuário entre 45 cm e 70 cm. Além disso, também é necessário que o monitor de vídeo e o teclado estejam apoiados em superfícies com mecanismos de regulagem que sejam independentes um do outro.
Mesa Ergonômica
Em um Call Center com ergonomia, a mesa também respeita algumas regras da NR-17. Uma dessas regras preza pela segurança do colaborador, o que faz com que a mesa seja projetada e fabricada para evitar que ele se machuque ou trabalhe em um ângulo desconfortável.
Apoio de pés
Quando os pés do colaborador não alcançam o chão, mesmo após a regulagem do assento, é preciso ter um apoio para os seus pés adaptado ao comprimento das pernas do trabalhador. Isso irá permitir o apoio das plantas dos pés. Lembre-se que o material da superfície desse apoio deve ser antiderrapante.
Cadeira ergonômica
O ideal é que ela tenha assentos com apoio em cinco pés, rodízios que evitem que ela se desloque involuntariamente e que permita a estabilidade do assento. A superfície dela precisa ter base estofada e altura superior ajustável. O encosto também precisa ser ajustável a altura do colaborador que pretende trabalhar em um Call Center com ergonomia. O formato da cadeira deve ser levemente adaptado ao corpo para reforçar a proteção da região lombar do colaborador.
Conclusão
Por fim, é importante ressaltar que a NR-17 busca assegurar a saúde ocupacional dos profissionais de Call Center com ergonomia e ainda ajuda as empresas a se manterem em conformidade com a NR e com o Ministério do Trabalho. Aqui, na Riforma, móveis para escritório,, oferecemos conforto e praticidade como características que definem nossa Linha Call Center. As baias permitem o controle da parte frontal e traseira das mesas. Os abafadores acústicos são removíveis, facilitando a troca e manutenção. Também projetamos e fabricamos Call Center simples e duplos, com ou sem abafadores. A calha elétrica com saque de fácil manuseio que suporta a parte elétrica, de dados e voz. Além de todas essas vantagens, nossa Linha Call Center com ergonomia também segue as Normas que constam da NR-17 (Ergonomia anexo II – Teleatendimento) e o laudo ergonômico validado por ergonomista associado à ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia.
Posts Relacionados
